Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

A Copa Verde 2018 já tem data prevista para começar. No dia 21 de janeiro (domingo), a bola vai rolar para a competição que envolve clubes de futebol das regiões Norte e Centro Oeste do país, além de uma agremiação do Estado do Espírito Santo. A Diretoria de Competições da CBF divulgou, nesta quarta-feira (22), os documentos técnicos da competição. São eles o Regulamento Específico, o Plano de Ação, a Tabela Básica e o Diagrama das Fases.
O clube campeão da Copa Verde de 2018 terá vaga assegurada nas Oitavas de Final da Copa do Brasil de 2019. A Copa será disputada em quatro fases, além de uma Fase Preliminar. Os clubes serão distribuídos em grupos de dois, em cada fase, e se enfrentarão em sistema eliminatório (mata-mata), sempre se classificando um clube para a fase seguinte (ver mais detalhes no REC em anexo no fim da matéria).
A Copa Verde tem como atual campeão o Paysandu. Mas a disputa também se destaca fora das quatro linhas por conta das ações de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente, que desde 2016 fazem parte do campeonato. As iniciativas englobam a troca de garrafas pet por ingressos e até itens de marketing feitos com materiais ecossustentáveis. Na edição de 2017, o campeonato evitou a emissão de 19 toneladas de carbono e gerou uma economia de 51,6 m³ de água por meio da coleta de resíduos sólidos. Além disso, 2,57 toneladas de garrafas pet foram destinadas à reciclagem e todo o carbono emitido pela competição (265 toneladas de CO2) foi compensado por meio do plantio de 1.450 mudas de árvores em Anapu (PA).

Por Dalvino Barbosa.


Os 128 participantes -número recorde da Copa São Paulo de Futebol Júnior- foram divulgados nesta quarta-feira (22).

O Moto vai enfrentar o Palmeiras na Primeira fase( Foto divulgação Moto)

O estado de São Paulo, com 55 participantes, sendo 32 times-sede, é o com maior número de clubes. Todos os estados da federação estão representados na maior e mais democrática Copa São Paulo da história.
Atual campeão e maior vencedor do torneio com dez títulos, o Corinthians vai jogar na cidade de Araraquara. Vice-campeão ano passado, o Batatais vai jogar em Bebedouro. Os  representantes maranhenses serão Moto e Pinheiro. O Moto ficou no Grupo 27, com sede em Taubaté, o Papão terá como adversários nesta primeira fase a equipe da cidade,  Esporte Clube Taubaté, o poderoso Palmeiras-SP e Luverdense-MT. Já o Pinheiro ficou no Grupo 17, com sede em Araraquara e vai jogar na primeira fase contra os donos da casa, a Ferroviária, Corinthians, o maior vencedor da competição e Corumbaense-MS.

Por Dalvino Barbos


Após vencer o Timon por 1 a 0 com gol do lateral Yan, o Sampaio avançou para o mata-mata da competição.

Sampaio vai enfrentar o River-PI na segunda fase (foto França Melo)

O adversário da Bolívia querida na segunda fase será o River do Piaui, a partida está marcada para às 16:00 hs de amanhã quinta feira(23), no estádio Sabino Ribeiro em Aracajú. Se passar pelo River-PI o Sampaio vai decidir a  semifinal contra o vencedor do jogo Bahia x Estanciano. A Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela detalhada da Segunda Fase da Copa do Nordeste Sub-20 nesta quarta-feira (22). Os jogos da etapa de Quartas de Final acontecem nesta quinta-feira (23). Fortaleza, Náutico, Sergipe, Vitória, River, Sampaio Corrêa, Bahia e Estanciano são as equipes que ainda estão na disputa. As Semifinais estão agendadas para o dia o próximo sábado (25) e a decisão será na segunda-feira (27).

Confira a tabela.

 Por Dalvino Barbosa.


O torcedor do treze-PB conheceu no último sábado o elenco para a temporada 2018. A apresentação oficial aconteceu durante um jantar realizado na noite deste sábado, em uma casa de recepções de Campina Grande.


O elenco se reuniu pela primeira vez numa casa de recepção em Campina Grande. (Foto: Ramon Smith / Treze)

O galo este ano trouxe o treinador Oliveira Canindé, que foi campeão da Copa do Nordeste em 2013 pelo rival Campinense, a diretoria montou um elenco com jogadores conhecidos do futebol nordestino, nomes como do volantes Guto que já teve passagem por grandes clubes do nordeste, o meia Valber ex- Moto, o artilheiro Reinaldo Alagoano.  O Treze, em 2018, vai ter um calendário cheio, com participações garantidas na disputa da fase preliminar da Copa do Nordeste, no Campeonato Paraibano, na Copa do Brasil e também na Série D do Campeonato Brasileiro.

Valber ex- Moto vai defender o Treze na temporada 2018.

A equipe iniciou  os trabalhos nesta segunda-feira, quando os atletas realizaram uma série de exames médicos na clínica do clube. O procedimento deve continuar também na quarta-feira, inclusive com a chegada dos quatro atletas que ainda não se apresentaram, ficando a quarta-feira reservada para a realização dos primeiros treinamentos no Estádio Presidente Vargas. Já está agendado um amistoso contra o América-RN, a principio o jogo vai acontecer no dia 23 de dezembro podendo ser antecipado, Canindé vai aproveitar os treinamentos e o amistoso para ajustar a equipe para os jogos da Pre-Copa do Nordeste contra o Cordino-MA, a primeira partida está marcada para o dia 4 de janeiro, o local ainda não foi definido pela CBF, o jogo da volta dia 11, deve acontecer no estádio Presidente Vargas, segundo o presidente  Juarez Lourenço, a Polícia Militar da Paraíba e o Corpo de Bombeiros já estiveram no PV e informaram verbalmente que o estádio precisava apenas de pequenas melhorias para ter um aval.

Veja a lista de atletas do Treze para 2018
Goleiros: Saulo Avatar, Rafael Copetti e  Matheus
Laterais: Caique, Ferreira, Rayro e Marcelinho
Zagueiros: Ítalo, Júlio Machado, Leonardo Luiz, Marcão e  Peterson
Volantes: Dedé, Alberto, Elielton, Guto, Jonhatan, Renato Diniz e Samuel
Meias: Fábio Neves e Valber
Atacantes: Reinaldo Alagoano, Edinho Canutama, Júlio Barboza, Tozin, Vitor Cauã e Vitinho.

 

Por Dalvino Barbosa


Já classificados, Central e Tigres, disputaram na tarde deste domingo (19) no estádio Adalto Cruz, o maior clássico da atualidade do futebol de Presidutrense.

O torcedor lotou o estádio Adalto Cruz para assistir o clássico Central x Tigres.

O jogo foi bastante truncado onde a marcação predominou durante toda partida, o gol que deu a vitória ao Central foi marcado aos 27 minutos do primeiro tempo, em cobrança de escanteio o meia Wiliam fez gol olímpico, apesar de um chute cheio de veneno, contou com a colaboração do goleiro Daniel, com a vitória, o central encerrou a sua participação na fase classificatória em primeiro lugar do Grupo A com 7 pontos, em 3 jogos, foram duas vitórias e um empate, a equipe Centralina aguarda o segundo colocado  do Grupo C, que será o seu adversário na próxima fase.

Wiliam fez o gol olimpico, que garantiu a vitoria do Central

Já o Tigres, mesmo com a derrota continua na primeira colocação do Grupo-B, como já realizou os três jogos desta primeira fase, o tigre torce por uma derrota ou empate do Arapuá contra o Vilão no próximo domingo para continuar na liderança do Grupo.

o Jogo

primeiro tempo: O jogo iniciou muito truncado com muitas faltas com entradas ríspidas por parte das duas equipes, a primeira chance de gol foi do Central, Juninho puxou contra ataque,  serviu Wiliam, que bateu forte assustando o goleiro Daniel, a resposta do Tigres veio em duas oportunidades com Darly em chutes de fora da área, o goleiro Bil ,defendeu. Em uma saída do goleiro Daniel, o Central quase marca, Daniel, deu um chutão a bola tocou em Wiliam e quase para nas redes do Tigre. O tigre contra atacou com Geovane que deu um chute forte para boa defesa do goleiro Bil. Aos vinte e sete minutos, Wiliam fez  gol olímpico e colocou o Central na frente do placar, no minuto seguinte o Tigres teve a chance do empate com Darly ,que chutou cruzado, o goleiro Bil colocou para escanteio. a equipe continuou no ataque perdeu duas chances, na primeira após cobrança de falta de Andrezinho o capitão Junior Negrão, quase marca contra, na outra, Geovane chegou a tirar a bola do goleiro Bil, Michel salvou em cima da linha.

Segundo Tempo: Com desvantagem no placar, o Tigres começou no ataque, Andrezinho tentou surpreender o goleiro Bil, da entrada da área de chapa, a bola passou a direita do goleiro Centralino. no contra ataque, o Central teve a oportunidade de marcar o segundo gol na cabeçada de Juninho. Com a saída do meia Andrezinho com problema muscular, o Tigres perdeu o poder de criação do meio campo, tinha  domínio da partida mais sem objetividade, as bolas lançadas na área eram sempre interceptadas pela defesa do Central e  não levava muito perigo ao sólido setor defensivo do Central, aos 25 minutos o Central ficou com um jogador a menos, depois da expulsão do Mauricio, mesmo com um a menos, o central foi valente e soube superar a pressão desordenada do Tigres.

Por Dalvino Barbosa.


Sem poder contar com quatro jogadores considerados titulares ( Paulo Vitor, Aladim, Junior Bil e Fabiano Venâncio). O  XV de Novembro na sua segunda partida pelo campeonato Seu Doquinha, venceu a Santa Rita do Norte por 3 a 1, Jarbas  em duas oportunidades e Chicão,  marcaram paro o XV de Novembro, enquanto, Branco descontou para a Santa Rita do Norte, com a vitória, o XV de Novembro garantiu a sua classificação para a próxima fase da competição.

O Jogo:

Primeiro tempo: Nos dez primeiros minutos, o XV de Novembro dominou completamente a equipe da Santa Rita do Norte, e logo aos 5  com um belo chute de fora da área do meia Jarbas fez o primeiro gol para o XV de Novembro, aos poucos, a Santa  Rita do Norte foi se acertando em campo, com as constantes movimentações de Darlison, Branco e Andinho, dominava o meio campo, teve a chance do empate aos 14 minutos, mas o atacante Andinho não aproveitou o rebote do goleiro Jaquelan, e em  cobrança de falta de Darlisson, que obrigou o goleiro do XV ,a praticar boa defesa, depois do susto, o XV de Novembro comandado pelo meia Jarbas, equilibrou a partida e teve chances de ampliar o marcador com o próprio Jarbas, que tabelou com Gleisson e bateu forte da entrada da área, a bola passou a esquerda do goleiro Tati. O segundo gol do XV, saiu de uma penetração do lateral Chicão pela esquerda ele cruzou, a bola bateu na zaga e terminou no fundo da rede do goleiro Tati.

Jarbas, foi o destaque do jogo marcando dois gols.

A Santa Rita, teve uma boa oportunidade para diminuir o marcador com um chute cruzado forte de Branco, o goleiro Jaquelan,de fendeu em dois tempos. O XV, teve duas oportunidades, uma com Alef, batendo da entrada da área e a outra com Gleisson em cobrança de falta.

Segundo Tempo: Iniciou com uma cobrança de falta em dois lances dentro da área para a equipe da Santa Rita, na jogada ensaiada, Branco bateu forte, a bola passou pelo goleiro Jaquelan, índio, salvou em cima da linha, a pressão de Santa Rita continuou com chute de Rodrigo de fora da área e perdeu um gol incrível de cabeça dentro da pequena área, a resposta do XV, veio em cobrança de falta de Juninho, o terceiro gol do XV, foi um golaço,jogada trabalhada, Gleisson, fez tabela com Jarbas, que acertou um chute forte no ângulo superior direito do goleiro Tati. A equipe de Santa Rita do Norte, fez o seu gol com o meia Branco, que bateu forte, a bola ultrapassou a linha bateu no ferro de sustentação da rede e saiu furando a rede, como o auxiliar Sandro Luis, não correu para o meio campo, o arbitro central Raimundo Leal, a principio marcou tiro de meta, só após  as reclamações dos jogadores de Santa Rita, a arbitragem confirmou o gol. Com a vitória, o XV de Novembro, garantiu passagem para próxima fase, mas continua na segunda colocação do Grupo C, com os mesmos 4 pontos do River, perdendo no critério gols marcados, o XV de Novembro, encerra sua participação nesta fase no dia 09/12 contra o Dutra, já a equipe de Santa Rita do Norte, joga no próximo sábado (25) contra o River.

Por:  Dalvino  Barbosa

 


O Campeonato Municipal da 2ª Divisão Seu Doquinha, vem demonstrando muito equilíbrio, diferente da primeira Divisão que já tem 4 equipes classificadas, a Segunda Divisão após 5 rodadas apenas duas equipes garantiram vaga na próxima fase.

O São José garantiu a classificação com 2 vitórias (foto Odirlei Gouveia)

Jundiaí  no Grupo D e o São José no B, são as duas equipes classificadas para fase seguinte da competição, as duas equipes têm um aproveitamento de 100% duas vitórias em dois jogos. Nos demais grupos há um equilíbrio e todas as equipes com chance de classificação. A sexta rodada acontece neste final de semana com mais duas partidas. Ás 8:45 hs deste domingo no estádio Adalto Cruz o Renegado enfrenta a Santa Rita do Sul e ás 14:00 hs o Galácticos  busca marcar os primeiros pontos contra o Revelação. Confira a classificação atualizada.

GRUPA- A  CAMPEONATO SEU DOQUINHA – 2ª DIVISÃO -2017
CLUBE PTS J V E D GP GC SG APRV,(%)
Mangueirão 3 2 1 0 1 6 4 2 50%
Borússia 3 2 1 0 1 3 4 – 1 50%
Renegados 0 1 0 0 1 2 5 – 3 0%

 

GRUPA- B  CAMPEONATO SEU DOQUINHA – 2ª DIVISÃO -2017
CLUBE PTS J V E D GP GC SG APROV.(%)
São José 6 2 2 0 0 8 3 5 100%
Bola na Rede 3 1 1 0 0 3 2 1 100%
Santa Rita do Sul 0 2 0 0 2 2 6 – 4 0%

 

GRUPA- C  – CAMPEONATO SEU DOQUINHA – 2ª DIVISÃO -2017
CLUBE PTS J V E D GP GC SG APROV.(%)
Mônaco 3 2 1 0 1 6 4 2 50%
Galácticos 0 1 0 0 1 1 3 – 2 0%
Rodagem 0 2 O 0 2 2 5 – 3 0%

 

GRUPA- D  CAMPEONATO SEU DOQUINHA – 2ª DIVISÃO -2017
CLUBE PTS J V E D GP GC SG APROV.(%)
Jundiaí 6 2 2 0 0 5 2 3 100%
Revelação 3 1 1 0 0 3 2 1 100%
Bahia 3 2 1 0 1 4 5 – 1 50%

 

Por DALVINO BARBOSA.


Bacabal campeão Maranhense da 2ª Divisão.

A tarde desta quarta- feira (15) foi histórica para o Bacabal Esporte Clube, após 3 anos fora da primeira divisão. O Bacabal está de volta a elite do futebol maranhense. Depois de ter vencido a primeira partida da final por 3 a 1 sobre o Timon em Bacabal, o jogo de volta aconteceu hoje na cidade de Timon. no estádio Miguel Lima . O Leão do mearim , não tomou conhecimento da equipe do Timon e goleou por 3 a 0. Os gols do BEC foram marcados por Elton aos 21 do primeiro tempo , Cris aos 23 minutos do segundo tempo e Michel com um golaço  aos 32 minutos do segundo tempo.

Michel fez um dos gols da vitoria do Bacabal.

O Título ficou em boas mãos o Bacabal demonstrou ao longo da competição uma superioridade em relação aos seus adversários, mesmo sendo punido pelo STJD, perdendo a vantagem na final , a equipe do comandante Marlon Cutrim mostrou dentro de campo superioridade. A estreia do Bacabal na primeira divisão em 2018 será contra o Sampaio, no dia 21 de janeiro, provavelmente no Castelão.

 

Por Dalvino Barbosa

 


Os resultados da quinta rodada do campeonato municipal de futebol Seu Doquinha, favoreceu a duas equipes que, sem entrar em campo, garantiram matematicamente vaga para a fase seguinte da competição.Sábado, a vitória do Dutra por 3 a 2 contra o Boa Vista, além de levar a equipe à primeira colocação no Grupo D, classificou o River, já que o  Boa Vista fez o seu segundo jogo e não pode mais alcançar os 4 pontos do River. No domingo foi a vez do Central ser beneficiado pela vitória do Arapuá por 1 a 0  frente ao Real Esporte, com a vitória, o Arapuá conseguiu a classificação e definiu os dois classificados do Grupo B; Tigres e Arapuá.

A briga agora é pela primeira colação para definição do cruzamento olímpico da próxima fase. Com a derrota, o Real e o Sporte não alcançarão o Central que já possui 4 pontos. Com isso, estão classificados para próxima fase: Tigres, Arapuá, River e Central. Confira a tabela atualizada da competição.

GRUPO A – CAMPEONATO SEU DOQUINHA 1ª DIVISÃO- 2017
CLUBE PTS J V E D GP GC SG APRV.(%)
CENTRAL 4 2 1 1 0 3 0 3 66%
VILÃO 3 2 1 0 1 2 5 – 3 50%
REAL ESPORTES 0 2 0 0 2 1 7 – 6 00%
GRUPO B – CAMPEONATO SEU DOQUINHA 1ª DIVISÃO- 2017
CLUBE PTS J V E D GP GC SG APRV. (%)
TIGRES 6 2 2 0 0 10 1 9 100%
ARAPUÁ 4 2 1 1 0 1 0 1 66%
PALMEIRAS 0 2 0 0 2 1 5  – 4 0%
GRUPO C – CAMPEONATO SEU DOQUINHA 1ª DIVISÃO- 2017
CLUBE PTS J V E D GP GC SG APRV.(%)
RIVER 4 2 1 1 0 6 4 2 66%
XV DE NOVEMBRO 1 1 0 1 0 1 1 0 33%
BOA VISTA 0 2 0 0 2 3 5  – 2 0%

 

GRUPO D – CAMPEONATO SEU DOQUINHA 1ª DIVISÃO- 2017
CLUBE PTS J V E D GP GC SG APROV.(%)
SANTA RITA DO NORTE 3 1 1 0 0 2 1 1 100%
DUTRA 3 2 1 0 1 4 5 – 1 50%
ASA 2 2 0 2 0 4 4 0 33%

Por Dalvino Barbosa


o atacante Artur, fez o gol que garantiu o Arapuá na próxima fase

O Campeonato de Futebol Seu Doquinha , conheceu mais duas equipes classificadas para a fase seguinte da competição, neste final de semana foram realizadas duas partidas, no sábado, o Dutra venceu a Boa Vista por 3 a 2. Na tarde deste domingo (12) com gol do atacante Artur, o Arapuá venceu o Real Esportes por 1 a 0, com a vitória a equipe do Arapuá chegou aos 4 pontos e garantiu matematicamente classificação para a próxima fase, já que seu concorrente Palmeiras, só pode chegar a 3 pontos. Com o resultado o Grupo B já está definido, classificaram, Tigres e Arapuá, falta saber quem fica com a primeira colocação, o Tigres no próximo domingo tem o clássico contra o Central,  e o Arapuá encerra a sua participação na primeira fase no dia 26/11 contra o Vilão.
Central Classificado:
Mesmo sem entrar em campo o Central foi beneficiado com a vitória do Arapuá, a equipe Centralina garantiu matematicamente uma das vagas na próxima fase, com 4 pontos, o Central já não pode ser alcançado por Real Esportes que ainda não pontuou, foram duas derrotas, como só tem mais um jogo só tem chances de chegar a três pontos, já estão garantidos na próxima fase, Tigres, Arapuá e Central.

Por Dalvino Barbosa.

 


O primeiro jogo da final do campeonato maranhense da segunda divisão, aconteceu neste sábado no estádio Correão em Bacabal, a equipe do Bacabal com dois gols de Elton e um do atacante Cris, venceu o Timon por 3 a 1, Wanderson marcou o gol do Timon, com o resultado o BEC joga por um empate ou uma derrota desde que seja com a diferença de 1 gol. O jogo da volta será na próxima quarta-feira (15) no estádio Miguel Lima em Timon. O campeão maranhense da divisão garante vaga na elite do futebol em 2018.

Elton, marcou os dois gols do BEC

O Jogo:
Um fato inusitado aconteceu nesta partida, o Bacabal Esporte Clube, não escalou goleiro no banco de reservas, o goleiro Rômulo Rios, já está com mais de 23 anos e para não infringir o regulamento o BEC preferiu correr o risco de jogar sem um goleiro reserva. Por causa da falta de ambulância a partida sofreu um atraso em 17 minutos. No primeiro tempo as duas equipes iniciaram errando muitos passes, o jogo de muita marcação, o primeiro chute na direção do gol só aconteceu aos 10 minutos quando o meia Leo arriscou um chute de fora da área mas sem nenhum perigo para o goleiro Gustavo. As duas equipes com propostas bem definidas. O Timon com uma forte marcação no meia campo e fazendo ligação direta buscando o centroavante Rogerio e as constantes movimentações do Nailson. Já o Bacabal buscava envolver seu adversário com toque de bola e saídas rápidas para o ataque, os gols do primeiro tempo foram resultado daquilo que cada equipe tem de melhor, aos 19 minutos após um bom toque de bola no meio campo a bola foi lançada o meia Elton que teve muita calma e categoria para se livrar do zagueiro e chutar forte no ângulo esquerdo do goleiro Laerte, Bacabal 1 a 0. Aos 32 minutos foi a vez do Timon colocar em prática a sua estratégia, em cobrança de falta de João Vitor a zaga do BEC falhou e a bola sobrou para o zagueiro Wanderson empatar o jogo. O Bacabal ainda teve boas chances de desempatar com Cris, Emerson, de cabeça e Michel, em cobrança de falta ,mas o primeiro tempo terminou no empate em 1 a 1.
Segundo Tempo:

Na segunda etapa, o Treinador Marlon Cutrim, ajustou o setor de meio campo que não havia funcionado no primeiro tempo, sem fazer substituição Marlon mudou o posicionamento do meia Emerson que passou a atuar como primeiro volante e liberando Sandro Bacabal e Alisson.

Michel, foi muito importante na vitória do BEC.

A equipe melhorou e logo aos 9 minutos, após levantamento de Sandro Bacabal pela direita, Elton subiu para de cabeça fazer o segundo gol do Leão do merarim, ojogo continuou bastante movimentado com chances para as duas equipes em um delas o zagueiro Bruno salvou o BEC, depois do rebote do goleiro Gustavo. No finalzinho o atacante Naldo foi derrubado dentro da área o arbitro marcou pênalti, Cris foi o encarregado da cobrança e não desperdiçou decretando números finais da partida Bacabal 3 a 1.
Por Dalvino Barbosa.


A Federação Maranhense de Futebol (FMF), realizou congresso técnico na manhã desta quinta feira no auditório do TJD-MA, na oportunidade, foi apresentado o novo formato do torneio que contará com apenas um grupo na fase classificatória, com os quatro melhores avançando para a semifinais e a competição será realizada entre os dias 21 de janeiro e 8 de abril.

FMF apresentou o calendário e a formula de disputa do campeonato maranhense 2018.

 A proposta foi aprovada pelos clubes, eles terão 10 dias para sugerir eventuais alterações antes que a FMF  divulgue o texto definitivo do regulamento da competição.

Mudanças:

Na edição de 2018, o campeonato maranhense sofrerá alterações em relação ao ano anterior. Em virtude da diminuição de datas devido a copa do mundo, a primeira fase terá  um grupo com   8 equipes jogando entre si  em jogo só de ida. Os quatro melhores avançam para as semifinais, que será disputada no tradicional cruzamento olímpico, com jogos de ida e volta. A outra novidade é a limitação no número de inscrição dos atletas, cada equipe terá direito a 35 inscrições, somente o goleiro poderá ser substituído em caso de contusão devidamente comprovada pela equipe médica. Durante o congresso foi sugerido, votado e aprovado, a realização de um seletivo no segundo semestre valendo uma das vagas na Série D de 2019, das equipes presentes apenas o Maranhão votou contra. Pelo calendário apresentado, o segunda divisão acontecerá nos meses de junho e julho, o campeão já poderá participar da seletiva do segundo semestre. O campeão maranhense de 2018 garante vaga na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste do ano seguinte, enquanto o vice-campeão também garante a presença na Copa do Brasil. O melhor clube do torneio, que não dispute as Séries B ou C, garante a vaga na Série D.

O Cordino fará 4 jogos no Leandrão na primeira fase.

 

Cordino jogará 4 partidas no Leandrão na primeira fase.

 

Com a divulgação da tabela do campeonato maranhense o Cordino vai fazer 4 dos 7 jogos da primeira fase como mandante no estádio Leandrão. A onça estreia contra o Santa Quitéria, na terceira rodada recebe Bacabal ou Timon, na quinta rodada recebe o Moto Clube e encerra a sua participação na primeira fase contra o Imperatriz.

 

Confira os jogos do Cordino:

 

Cordino x Santa Quitéria – (21/01)

Maranhão x Cordino – ( 28/01)

Cordino x Bacabal ou Timon (04/02)

Cordino x Moto Clube (18/02)

São José x Cordino (25/02)

Sampaio Correa x Cordino – (04/03)

Cordino x Imperatriz – (07/03)

 

Por Dalvino Barbosa.


Após 5 rodadas o campeonato Municipal de Futebol Seu Doquinha na primeira Divisão, apresenta apenas um clube garantido da próxima fase, o Tigres, é o único time com o passaporte carimbado para fase seguinte da competição, este ano, a maioria das equipes se reforçou e o campeonato está equilibrado, existem cinco equipes que brigam pelo titulo deste ano, as três principais são. Central, Tetracampeão, manteve a base e contratou alguns reforços, XV de Novembro, reformulou todo elenco com jogadores qualificados e Tigres que também contratou bons jogadores e está fazendo a melhor campanha na competição até o momento. Correndo por fora tem ,River, atual Vice campeão, possui um time com média de idade baixa, mas tem demonstrado um bom futebol. ASA que reforçou o time nos três setores, defesa meio campo e ataque e vem credenciado para fazer uma boa campanha e o Arapuá, que sempre forma bons times. Nesta primeira fase os confrontos são com equipes de outros grupos. A contra B e C contra D, na próxima fase serão invertidos os adversários A jogará contra as equipes do Grupo C e B contra D. Nesta primeira fase, os 2 primeiros colocados de cada Grupo, avança para fase seguinte. Confira a tabela atualizada.

GRUPO – A – Campeonato Seu Doquinha – 1ª Divisão
Clube Pts J V E D GP GC SG Aprov.%
Central 4 2 1 1 0 3 0 3 66 %
Vilão 3 2 1 0 1 2 5 -3 50 %
Real Esportes 0 1 0 0 1 1 6 -5 0 %

 

GRUPO – B – Campeonato Seu Doquinha – 1ª Divisão
Clube Pts J V E D GP GC SG Aprov.%
Tigres 6 2 2 0 0 10 1 9 100%
Arapuá 1 1 0 1 0 0 0 0 33 %
Palmeiras 0 2 0 0 2 1 5 -4 0 %

 

GRUPO – C – Campeonato Seu Doquinha – 1ª Divisão
Clube Pts J V E D GP GC SG Aprov.%
River 4 2 1 1 0 6 4 2 66  %
XV de Novembro 1 1 0 1 0 1 1 0  33 %
Boa Vista 0 1 0 0 1 1 2 -1 0 %

 

GRUPO – D – Campeonato Seu Doquinha – 1ª Divisão
Clube Pts J V E D GP GC SG Aprov.%
Santa Rita do Norte 3 1 1 0 0 2 1 1 100%
ASA 2 2 0 2 0 4 4 0 33 %
Dutra 0 1 0 0 1 1 3 -2  0 %

Por Dalvino Barbosa.


Após a rodada do último final de semana, o campeonato de futebol da segunda divisão Seu Doquina, conheceu o primeiro clube classificado para a segunda Fase da competição.

Felipe, autor dos 2 gols que garantiu o Jundiai na próxima fase.

A equipe do Jundiaí venceu a Rodagem por 2 a 0, e garantiu matematicamente a vaga para a próxima fase. O time do treinador Denilson Santos, tem 100% de aproveitamento, foram duas vitórias em dois jogos. O destaque da partida foi o artilheiro Felipe, autor dos dois gols da vitória. Na outra partida valida pela segunda Divisão, o Mangueirão garantiu os seus primeiros 3 pontos com a vitória de 4 a 1 sobre o Santa Rita do Sul. Pelo regulamento da competição os dois melhores colocados de cada Grupo garantem vaga na fase seguinte. Confira a classificação da segunda Divisão após a 5ª rodada.

GRUPO – A – Campeonato Seu Doquinha – 2ª Divisão
Clube Pts J V E D GP GC SG Aprov.%
Mangueirão 3 2 1 0 1 6 4 2 50%
Borússia 3 1 1 0 0 2 1 1 100%
Galacticos 0 1 0 0 1 1 3 -2 0%

 

GRUPO – B – Campeonato Seu Doquinha – 2ª Divisão
Clube Pts J V E D GP GC SG Aprov.%
São José 3 1 1 0 0 5 2 3 100%
BolanaRede 3 1 1 0 0 3 2 1 100%
Santa Rita do Sul 0 2 0 0 2 2 6 -4 0 %

 

GRUPO – C – Campeonato Seu Doquinha – 2ª Divisão
Clube Pts J V E D GP GC SG Aprov.%
Monaco 0 1 0 0 1 2 3 -1 0 %
Renegados 0 1 0 0 1 2 5 -3 0 %
Rodagem 0 2 0 0 2 2 5 -3 0 %

 

GRUPO – D – Campeonato Seu Doquinha – 2ª Divisão
Clube Pts J V E D GP GC SG Aprov.%
Jundiai 6 2 2 0 0 5 2 3 100%
Bahia 3 1 1 0 0 3 1 2 100%
Revelação 3 1 1 0 0 3 2 1 100%

Por Dalvino Barbosa.


O Calendário do Futebol profissional do Maranhão vai encerrar com a definição do campeão da segunda divisão em  duas partidas marcadas para os dois próximos  finais de semana, o primeiro jogo acontecerá no sábado (11) no estádio Correão em Bacabal onde o Bacabal vai receber o Timon às 16:00 hs, o campeão vai integrar a primeira divisão em 2018.

O ano tecnicamente foi bom para o Sampaio Correa, a equipe boliviana conseguiu o titulo estadual e o acesso à serie B em 2018 e para o Cordino Esporte Clube, a onça, ficou com o Vice campeonato estadual e pela primeira vez participou de uma competição nacional, ainda garantiu vaga na Serie D de 2018, Copa do Brasil, e Pré- Copa do Nordeste.  O  mesmo, não podemos falar em relação ao Moto, o Papão do Norte foi rebaixado para serie D, e Maranhão Atlético Clube, que mesmo fazendo uma boa campanha na Série D, não conseguiu o tão sonhado  acesso.

Fora de campo, o ano foi marcado por processos e mais processos no TJD-MA. No campeonato maranhense da primeira divisão, tivemos processos envolvendo escalação de jogadores irregulares, processos onde a pauta foi o regulamento da competição. A condenação do Bacabal na última sexta feira, que reverteu a vantagem do Bacabal na final do campeonato maranhense da segunda Divisão, deixou claro que a Federação e os clubes precisam repensar urgentemente o nosso futebol. Em relação aos Processos do TJD-MA, é necessário que se analise bem de quem é a culpa, da Federação? Ou dos Clube? Lógico que o maior prejudicado sempre será o clube, mas é inadmissível que denuncias similares tenham resultados totalmente opostos, como foi o caso do zagueiro Alex do Sampaio, que na sumula apareceu com o numero da camisa trocado, e a condenação do Bacabal, por ter trocado o nome de Carlos Henrique por Carlos dos Santos. Para que se tenha uma ideia, no campeonato Brasileiro da primeira divisão, no jogo entre Atlético Goianiense e Corinthians, o autor do gol da vitória do timão Rodriguinho, apareceu na súmula com o nome de Rodrigo Eduardo da Silva, conhecido como Rodrigo Sam, esse atleta nem no Corinthians jogava, o timão havia o emprestado para o Oeste de Itápolis. O nome do Rodriguinho é Rodrigo Eduardo Costa Marinho, sabe o que a CBF fez, assumiu o erro. Digo isso, porque tá na hora, da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Estado do Maranhão (Ceaf-MA), orientar melhor os árbitros, principalmente aqueles que ficam responsável pela documentação dos jogadores, na checagem de nomes da relação com o documento de identidade, se o quarto arbitro do jogo Bacabal e Timon, tivesse tido esse cuidado, ele teria percebido que o nome do Carlos Henrique, estava diferente e  comunicaria  ao supervisor do erro de digitação,  teria evitado esse desgaste da Federação, até porque, é unanimidade a palavra de todos os presentes no estádio e segundo o treinador Marlon Cutrim, de que o atleta que consta na sumula, não participou do jogo, pois estava acompanhando junto com o seu torcedor na arquibancada. Por outro lado os clubes tem que analisar e estudar cada item do regulamento de uma competição pela qual a sua equipe vai participar, que os nossos dirigentes sejam mais profissional e menos torcedor, que vença aquele que melhor desenvolver o futebol dentro de campo. Espero   sinceramente que o ano de 2018 seja um ano de melhor organização para o bem do nosso futebol.

 

Por Dalvino Barbosa.


123»» Última
Página 1 de 17
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com